-->
Após décadas de experiência no Brasil e no exterior, podemos afirmar que o Sistema de Injeção de Carvão Pulverizado, conhecido também como P.C.I. é uma solução de absoluto sucesso.
Ocorreu principalmente nas Usinas Siderúrgicas, onde o problema era mais amplo, como resultado do peneiramento da carga de carvão granulado no topo dos Altos Fornos, o corte e o descarte dos finos abaixo de 10 mm, acarretava perda econômica e vários transtornos. Problemas ambientais, contaminação de solo, combustão espontânea, custos de manutenção, entre outros.
O aproveitamento de finos começou cedo nos Altos Fornos Siderúrgicos na China e na Rússia e, no Brasil, nossos engenheiros deram os primeiros passos, na década dos anos 70’ como participantes do projeto pioneiro na época na Acesita (hoje Aperam).
Consequentemente a Brasprocess® participou em consorcio com a Acesita do fornecimento de Tecnologia da Acesita de pacotes de engenharia e equipamentos do Sistema PCI para Usinas Siderúrgicas de terceiros
O aproveitamento de finos era o primeiro passo, logo veio o aperfeiçoamento, melhorias do perfil térmico dos fornos, aumento da taxa de injeção com a aplicação de oxigênio, eficiência térmica e procurar exaustivamente o aumento da produtividade.
Posteriormente com a racionalização e regulamentação do emprego de carvões, principalmente do carvão vegetal, vieram as novas opções de finos industrializados, através de reflorestamentos estruturados para carbonização de biomassas plantadas.
Más não é somente que o PCI é utilizado em Altos Fornos, também a brasprocess® tem participado em projetos para fornos verticais tipo “Maerz” de grande porte e de fornos rotativos.
Outra opção é o emprego dos finos de carvão para queima em câmaras de combustão horizontais [G.G.Q] e geração de gases de baixa e media temperatura para diversidade de usos ou bem para secagem.
O sistema PCI desenvolvido pela brasprocess® compreende os equipamentos para recebimento, armazenagem do granulado, moagem, classificação, secagem, estocagem do pulverizado, transporte e injeção, segurança contra explosão e incêndios, elétrica e controle.
Especificamente, em projetos de PCI para Altos Fornos, disponibilizamos os estudos iniciais, o projeto global, desenvolvimento das lanças de injeção, o percurso adequado do transporte pneumático e aplicação em ventaneiras, bem como o fornecimento de todos os equipamentos.
Os projetos são atendidos sob encomenda e obviamente depende da capacidade do forno e a expectativa da taxa de injeção. Os equipamentos são desenvolvidos a prova de explosão dentro do âmbito da norma ATEX para o emprego de sólidos combustíveis.
Estamos sempre prontos para melhor atendê-los.